quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Rainbow - Rising (1976)


Ai está mais uma prova de que DIO não escolheu seu nome artístico ao acaso, ele sabia muito bem que era um DEUS do metal.
Mas ae quando Um DIO se junta com um dos fundadores do Deep Purple e um batera pedreiro??? Só pode sair maravilha! Ai está!
O Rainbow é o projeto que Ritchie Blackmore iniciou depois do descontentamento pela vertente "funky" que o Deep Purple ganhou com a entrada de Hughes e Coverdale, diz a boca miúda que o Burn fazia ele passar mal e o Stormbringer o deu uma úlcera.(opinião não compartilhada por este que vos fala)
Rising é o segundo álbum da banda, é um play curto com só 6 músicas e uns 35 minutos de duração marromenos, mas 35 minutos incríveis, de puro deleite.
Já na primeira música a entrada com a brisa do teclado hipnotiza, e nas primeiras estrofes Dio já impressiona com uma performance magnífica, duvido você num sair por ae, cantando esse refrão!! E a pedreragem de Cozy Powell na batera, é outro destaque nessa música! Já na "Run with the wolf" o Blackmore mete uns solos no lugar certo e o batera...... também arregaça, num tem mais aonde caber bateria nessa música e ele ta lá metendo a mão, o tempo inteiro!
Na "Starstruck", se você ainda  num tinha se ligado quem era o guitarra , agora fica óbvio, o riff principal e a levada da guitarra são MUITO A CARA do Blackmore, o solo é lindíssimo e além da ja costumeira incrível atuação de Dio, o Baixista (Jimmy Bain) é genial nessa faixa, ele é pesado e preciso, justamente o que esse som precisava.
"Do You Close Your Eyes" é a mais curta e ouso dizer que é a mais hard rock do cd, com as levadas bem pausadas e o vocal ditando o ritmo.
AGORA UMA EPOPÉIA!!! Incríveis 8:32 segundos de uma delícia chamada "Stargazer". Ja começa com o batera usando suas marretas pra iniciar, seguido de um riff pegajoso porém brilhante; brilhante também é os efeitos do teclado nas passagens, e o vocal de Dio SEMPRE ÚNICO! INIGUALÁVEL! é notoriamente impossível não ter vontade de cantar junto, e ao mesmo tempo é expressamente inconcebível querer interromper a voz gloriosa de Dio com a nossa. Quando chega em um ponto da música que vc já está apaixonado por ela, ae o Blackmore resolve fazer um solo! E QUE SOLO Um solo magnífico, chore ouvindo! no fim do solo tem um pequeno "delay" que só um gênio sabe usar como "fade out" (usa um efeito pra parecer o outro, sacou?) logo volta como se nada tivesse acontecido ae o silêncio se instala por um segundo e quem marca o retorno da música é o "pedreiro". Depois do solo começa a explosão, é uma evolução absurda, do nada entra uma orquestra acompanhando a linha do teclado, Dio começa a dar um presente para humanidade, ele dispara pra fazer chorar até quem é surdo, a música não tem mais pra onde evoluir, vai explodir!!! Entra violino, a bateria desembesta, a guitarra continua linda, tudo cresce e do nada! FIM!
E pra encerrar com chave de ouro "A Light in the black" super veloz, com um puta solo de teclado e um de guitarra, só pra lembrar de onde o guitarrista veio, haha

Enfim esse Play é uma das maravilhas do mundo da música, não só a atuação de todos os integrantes é foda, mas a produção chuta altas bundas por ae, ela tbm faz toda a diferença!

I See a Rainbow Rising!!!!

Tracklist
01. Tarot Woman
02. Run With The Wolf
03. Sturstruck
04. Do You Close Your Eyes
05. Stargazer
06. A Light In The Black

Nenhum comentário:

Postar um comentário