terça-feira, 22 de novembro de 2011

Black Sabbath - Black Sabbath (1970)


O Koma continua a pagar tributo aos reis, dessa vez demonstrando o início de todo o heavy metal.
Início esse que foi e 1966 em um fundilho da Inglaterra onde um tal de "Ozzy" fez um anúncio  procurando músicos para montar uma banda. O guitarrista Anthony Iommi (Tony) e o baterista William Ward (Bill) ambos decidiram atender esse chamado, Ozzy convidou ainda um guitarrista de uma banda que ele já havia cantado, o Rare Breed, esse guitarrista se chama Terrence Butler, hoje conhecido como Geezer Butler. Depois de algumas tentativas com outros baixistas, Butler decidiu tomar essa posição (AMÉÉÉÉM), depois de completa a formação petardeal, o nome da banda que era "Polca Tulk" teve de ser mudado e virou "Earth" que tocava com  um certo sucesso covers de Hendrix, Blue Cheer, Cream, The Beatles e etc... Com esse nome foi lançada uma demo em 68, obtendo sucesso até no exterior.
Mas Satanás escreve torto por linhas retas (??), um infortúnio maldito levou os 4 imortais a trilhar um novo caminho, Já existia uma banda de mesmo nome faz tempo (foda descobrir isso depois de lançar um play )  O nome da banda teria de ser mudado, e Butler como era fã de romances e filmes de magia negra, após assistir o filme "BLACK SABBATH"! Deu a idéia de usar esse nome e compôs uma música que incorpora o título do filme.
Foi neste momento da história da vida de Geezer Butler que ele se transformou em um imortal, ele usou seu conhecimento para nos mostrar o "Trítono", e por mais que este tenha sido usado muitas vezes após, o "Diabulus in musica" (como a Igreja denominou) nunca nunca deu uma sensação de tensão e terror tão forte como na faixa título dessa banda brilhante!

É desnecessário comentar música que abre o álbum, só quero frizar que a bateria é uma elegância à parte, desde a condução picadinha, até as levadas no surdo! Perfeitas!!! E o que falar da interpretação de Ozzy?? o cara já chegou chegando memo!!!
Logo após The Wizard vem trazendo uma atmosfera única, com uma gaitinha apaixonante e Bill Ward de novo genial : DEVER DE CASA, achem o Cow bell dessa música! (hahaha, só tem um) Na Behind the wall of sleep, Iommi começa a montar seu império como rei dos riffs, mas em sequência N.I.B. mostra que ele quer ser rei de solos também! que solo foda essa música tem! a mesma ainda mostra quem já era um semi-deus naquela época, Butler!! Quem mais sabia fazer o seu baixo soar como um sapo boi???
Na primeira metade do cd vc já vê que a banda toda é foda, mas tem que ouvir a outra metade pra ver que foda é um adjetivo muito humilde!!!

O Black Sabbath é uma banda única, na época desse álbum eles surgiram metendo moral pois de fato podiam! Outras bandas tinham temáticas naquela época mas o Black Sabbath é destaque pois investiu em um som mais pesado e temáticas mais obscuras com referências explícitas a demônios, o que era uma novidade polêmica na época!
Mas não por isso o Black Sabbath fez sucesso e sim pela genialidade ABUNDANTE de todos os membros da banda, é por essas e outras que o Black Sabbath é uma lenda viva e seu legado é imortal!
Por isso o Black Sabbath deve ser canonizado, ele marcou gerações e, por mais humilde que seja,  o Koma tenta eternizar as  composições e os autores,  mesmo que estes já sejam imortais faz tempo!
Black Sabbath

01. Black Sabbath
02. The Wizard
03. Behind the Wall of Sleep
04. N.I.B.
05. Evil Woman
06. Sleeping Village
07. Warning
08. Wicked World


2 comentários: